Pular para o conteúdo principal

SAÚDE – ATRAÇÃO: Esse fator é fundamental para sua atratividade

Reprodução.
Os seres humanos são atraídos um para o outro por inúmeras razões, e o fato de que muitas vezes somos atraídos por pessoas que parecem "nos atrapalhar" emocionalmente é confirmado por um novo estudo publicado na revista PNAS: somos atraídos por pessoas cujas emoções podemos entender facilmente - e isso pode ser devido em parte ao circuito neural combinado.

"Ser capaz de compreender as intenções e emoções de outra pessoa é essencial para uma interação social bem-sucedida", diz o autor do estudo, Silke Anders, professora de Neurociências Sociais e Afetadas da Universidade de Lübeck. "Para atingir um objetivo comum, os parceiros devem entender e atualizar continuamente informações sobre as intenções e motivações atuais de seus parceiros, antecipar o comportamento do outro e adaptar seu próprio comportamento de acordo".

Anders e seus colegas pesquisadores queriam saber se existe um mecanismo neural que sublinha a habilidade de uma pessoa para ler as emoções de outras e tornar-se atraído por elas. Eles tinham cerca de 90 pessoas assistiram videoclipes de mulheres que expressavam fisicamente medo ou tristeza. Depois de assistir os vídeos, as pessoas do estudo foram convidadas a julgar como as mulheres sentiam e perguntaram quão confiante estavam eles que estavam lendo seu direito. Os pesquisadores também mediram a atividade do cérebro das pessoas através da imagem.

Eles descobriram que quanto mais certa fosse uma pessoa sobre como uma mulher estava sentindo, mais atraídos eram para ela. Níveis mais elevados de certeza e atração também foram associados com mais atividade na área do cérebro que processa recompensas. Isso, dizem os pesquisadores, sugere que a capacidade de ler alguém ativou o sistema de recompensas do cérebro e estimula a atração.

"O que eu acredito torna nossas descobertas realmente emocionantes é o fato de que a compreensão e a atração pessoal parecem depender tanto do cérebro do remetente quanto do cérebro do perceptor e sobre o quão bem eles combinam", diz Anders. "Se os sinais emocionais enviados por um remetente - por exemplo, uma expressão facial de medo ou tristeza - podem ser processados ​​eficientemente pelo cérebro do perceptor, então seu sistema de recompensa disparará e eles se sentirão atraídos pelo remetente".

Anders diz que pesquisas anteriores mostraram que os cérebros das pessoas que têm dificuldade em entender as emoções dos outros diferem das pessoas que são particularmente boas nisso. Diferenças nos circuitos cerebrais podem ser pelo menos parcialmente responsáveis ​​por conexões perdidas neste estudo também. "Se a comunicação não funciona tão bem como o esperado, isso nem sempre significa que o remetente ou o perceptor não estão interessados ​​em se comunicar, isso pode significar simplesmente que a sobreposição de seu vocabulário neural ainda não é suficientemente grande", diz ela.

Se a decodificação emocional e a atração podem mudar se as pessoas trabalham nela permanece desconhecida. O tamanho do estudo foi pequeno, então mais pesquisas serão necessárias, mas Anders diz que gostaria de estudar como nossa compreensão das emoções dos outros muda ao longo do tempo, e se a capacidade de lutar com sucesso emocionalmente pode crescer com a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.