Pular para o conteúdo principal

EXCLUSÃO: Poder executivo do Apodi veta projeto de lei que beneficiaria portadores de deficiência auditiva da rede municipal

Enquanto autoridades tentam quebrar as barreiras de acessibilidade que ainda afligem os portadores de deficiência auditiva, o município do Apodi/RN, região Oeste do RN, vai na contra mão dessa realidade.

O prefeito municipal, o senhor Alan Silveira, vetou recentemente projeto 136/2017 do vereador Charton Rego, que sugeria aos alunos de deficiência auditivos, como surdos mudos, maior acesso ao ensino com a introdução de libras ao ensino do município.

O projeto do vereador Charton Sugeria, entre outras benfeitorias, que alunos portadores de deficiência auditiva da rede municipal tivessem acesso à intérprete da língua de sinais, dentre outras acessibilidades como uma forma de melhorar o ensino e terem uma maior inclusão.

O vereador Charton Rego (AVANTE), autor do projeto, passou mais de 02 meses elaborando o projeto de acessibilidade com professores, técnicos e alunos de universidades federais, além da assessoria jurídica da câmara municipal do Apodi.

O curioso é que, em um primeiro momento, em votação na câmara de vereadores do município, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores que compõe a câmara do município. No entanto, o prefeito do município vetou o projeto na integra.

Na noite de ontem, 01, a câmara ficou lotada de pessoas, em especial parentes de alunos portadores de deficiência auditiva, que apoiavam a derrubado do veto do prefeito.

Para surpresa de todos os vereadores da situação, que dão apoio ao prefeito do município, que em um primeiro momento aprovaram o projeto de lei por unanimidade, depois do veto do prefeito, retrocederam e votara em favor do veto.

Para que o veto fosse derrubado eram necessários o voto de 09 dos 13 vereadores, 2/3, o que não foi possível. Os 05 vereador que apoio o prefeito na câmara mudaram de ideia e aprovaram o veto.

Trocar as palavras: AUTORIZA por INSTITUIU. Segundo o líder do governo Alan, o vereador Laete, afirmou em plenária que isso foi um dos principais motivos para o VETO TOTAL do projeto de libras por parte do executivo apodiense ao excelente projeto do vereador Charton Rego.

“AUTORIZA por INSTITUIU”. Ora, então o veto deveria ser PARCIAL e não TOTAL se o pretenso motivo seria essas duas palavrinhas. COISA DESCABIDA. Infelizmente Ângelo, Costinha, Laete, Andreazzo e Evangelista sacramentaram tamanha sandice.

Surdos mudos da rede municipal do Apodi foram prejudicados. Lamentável. São as coisas do Apodi.

Comentários

  1. Vai entender Toinho essas coisas. E na chama isso de Vereadores,pobre apodi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.