AS FLORES DO NOSSO SERTÃO: O velame

E então, com saudades desse nosso quadro, as flores do nosso sertão? Vamos comentar os caracteres de um dos arbustos mais comum não apenas nos sertões apodienses mais em toda caatinga nordestina.

O velame, cujo nome cientifico é Croton heliotropiifolius, é um arbusto cheio de pelos, tanto pelo caule como pelas folhas, que não passa de 1 metro de altura, no máximo dois. O velame possui folhas bem grossas e ásperas, que liberam um odor relativamente agradável em virtude de gases que se desprendem do óleo presente principalmente nas folhas.

Leia mais:

As flores do velame, apesar de miúdas são muito belas devido sua estrutura alongada formando uma inflorescência que atrai atenção de animais polinizadores como a abelha, que usa o néctar desse arbusto para produzir um mel de coloração bem clara.

Na parte superior do cacho de flores brancas e belas, estão às flores macho e na parte inferior, do cacho, se encontram as flores fêmeas.

Leia mais:

O velame também tem propriedades medicinais.

A planta pode ser usada, desde eu de forma correta, para o tratamento de gripes e tosse e serve ainda para o combate a infecções externas na pele como úlceras, tumores e sífilis.

Antigamente muitas donas de casa usavam o velame para arear panelas sujas de carvão do fogo a lenha. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Nordeste

PROCESSO ARQUIVADO: Nada de irregularidades com a APAMI

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

REINO ANIMAL: Insetos que sofrem metamorfose

Secretaria de assistência social do município do Apodi afirmou que despesas do CRAS impedem festa das crianças